Páginas

21 março 2012

Tira dúvidas: pele oleosa

Não há quem não se incomode com o rosto constantemente gorduroso e brilhante. A culpa é da produção exagerada de sebo, que, embora seja uma tendência definida pela genética, pode ser controlada.


P. Preciso usar hidratante facial mesmo assim?

R. Sim, pois a película de gordura que se forma na superfície da pele não garante a hidratação das camadas cutâneas mais profundas. Além disso, como a oleosidade costuma se concentrar na testa, nariz e queixo, é comum ter áreas ressecadas nas bochechas e no pescoço. Para hidratar sem piorar a sensação de rosto engordurado, o melhor é escolher um cosmético em gel, gel-creme ou loção livre de óleo e, de preferência, com ação matificante, que absorve o excesso de brilho e mantém a pele com aspecto sequinho. Fórmulas com alfa-hidroxiácidos (como ácido lático ou glicólico) são uma boa pedida: hidratam, reduzem a produção de sebo e estimulam a renovação das células.


P. Posso usar demaquilante bifásico no rosto inteiro?

R. Esse tipo de produto é indicado para facilitar a remoção de cosméticos à prova d´água, principalmente máscara para cílios e delineador. Tudo bem usá-lo na área ao redor dos olhos, naturalmente mais ressecada que a face. No restante do rosto, o melhor é retirar a maquiagem lavando com sabonete específico para pele oleosa.


P. Quero usar filtro solar, mas a maioria das fórmulas pesa na minha pele. O que eu faço?

R. Além dos produtos em texturas mais fluidas, existem filtros capazes de bloquear a radiação ao mesmo tempo em que controlam a secreção de sebo e deixam a pele com aspecto opaco. Outra alternativa é aplicar (e reaplicar durante o dia) pó facial com FPS, que protege e matifica a pele.


P. Passo adstringente várias vezes por dia, para aliviar a sensação de pele pegajosa. Está certo?

R. Não, pois o exagero (seja no uso de adstringente, seja na limpeza com sabonete) pode levar ao efeito rebote: as glândulas sebáceas passam a produzir mais gordura para repor a barreira de proteção que foi removida. Lavar o rosto duas vezes diariamente - de manhã e à noite - é o suficiente. Se você se sentir incomodada, pode utilizar folhas antibrilho para enxugar a oleosidade ao longo do dia.


P. Posso lavar com sabonete esfoliante todo dia, para remover os cravinhos que incomodam?

R. Não. Além de eliminar apenas os cravos superficiais, a agressão do processo pode levar ao efeito rebote. A esfoliação serve para retirar as células mortas e as impurezas da pele, deixando-a mais lisinha - pode ser feita dia sim, dia não, com um esfoliante suave. Quanto aos cravos, o melhor é removê-los com uma limpeza de pele feita no consultório da dermatologista a cada um ou dois meses.


P. Maquiagem cremosa pode piorar o problema?

R. Sim, principalmente se o produto - base, blush ou corretivo - for muito espesso ou oleoso. Além de depositar sobre a pele, obstrui os poros e pode provocar acne. O ideal é procurar cosméticos fluidos, oil free, em pó e, de preferência, próprios para pele oleosa.


P. O que eu como influencia na oleosidade da pele?

R. Sim. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a principal vilã da pele oleosa não é a gordura, e sim os carboidratos refinados, como pão, macarrão e biscoitos feitos com farinha branca, além dos doces em geral. Eles elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e a secreção de insulina, o que estimula as glândulas sebáceas.

1 comentários:

Caroll Maturana disse...

Amei as dicas!
Graças a Deus não sofro desse mal, mas quando era adolescente sofri com isso!
Beijos querida!

Postar um comentário

Meninas não saiam sem deixar sua opinião.
vou adorar saber sua opinião.
bjuss

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »