A
constatação de que os cabelos se tornam finos e menos volumosos com o
passar do tempo já é percebida pelas brasileiras e, para uma parcela
delas, preocupa mais que ter celulite
Pantene,
marca reconhecida no mercado pelo investimento em ciência e tecnologia
voltada para a saúde dos cabelos, encomendou, em março de 2013, uma
pesquisa ao instituto IPSOS para entender a percepção das brasileiras em
relação aos cabelos e à questão do envelhecimento dos fios.
O
estudo foi realizado com 627 mulheres, de 18 a 64 anos, com acesso à
Internet, das classes ABCD, com grau de escolaridade mínimo primário
(primário completo a superior completo ou mais) e revelou os seguintes
dados:
è 41% das mulheres entrevistadas consideram seu cabelo fino;
è 8 em cada 10 entrevistadas consideram muito importante a aparência dos cabelos em relação a quantidade e espessura;
è ao mesmo tempo, apenas 4 em cada 10 mulheres desse universo consideram muito importante não ter celulite;
è 28% das entrevistadas disfarçam a falta de volume com um penteado, corte diferente, ou aplique;
è 31% das mulheres entrevistadas fazem uso de vitaminas e remédios para prevenir o afinamento do cabelo.
“Com
a pesquisa, pudemos entender a necessidade das brasileiras na busca de
soluções para problemas capilares muito complexos. Portanto, a partir de
julho, Pantene traz para o Brasil a Pantene Expert Collection, uma categoria premium para o varejo que
promete revolucionar a ciência do tratamento dos cabelos, oferecendo a
possibilidade de cuidar dos fios da mesma forma como cuidamos da pele,
tratando dos aspectos relacionados ao seu envelhecimento”, afirma
Juliana Azevedo, diretora de Marketing de beleza P&G América Latina.
PROCESSO DO ENVELHECIMENTO DO FIO
Com
o passar dos anos, o cabelo cresce de uma maneira diferente e não é
apenas a cor grisalha que indica o envelhecimento dos fios. A
constatação a que os especialistas do Pantene Institute chegaram é que a
estrutura dos fios realmente se modifica com o passar da idade. A
consequência disso são cabelos mais sensíveis, fracos e fáceis de
quebrar.
Além do envelhecimento capilar extrínseco, que acontece em qualquer idade, as mulheres que chegam aos 40 anos ou mais estão sujeitas ao envelhecimento intrínseco,
que pode mudar a aparência e o comportamento dos cabelos. É natural
que, com o passar do tempo, ocorram mudanças na espessura dos fios
(cabelos mais finos e frágeis), diminuição da produção de melanina
(cabelos mais brancos), redução do volume e menos produção de gordura
pelas glândulas sebáceas (a secreção oleosa ajuda a proteger os
cabelos).
À
medida que as mulheres envelhecem, elas vão cultivando fibras de cabelo
mais fracas e em menor quantidade; em parte, isso é causado por
mudanças hormonais. O cabelo pode parecer mais fino e o couro cabeludo
pode se tornar mais visível. Essa diminuição do diâmetro dos fios de
cabelo pode ser ligada às três ocorrências seguintes:
- maior dano: o cabelo quebra depois de ser enfraquecido com o desgaste normal, modelagens agressivas ou tratamentos químicos;
- diminuição da densidade: o número de fibras capilares crescendo em seu couro cabeludo diminui progressivamente com a idade;
- diminuição do diâmetro: geralmente, a grossura das fibras começa a diminuir em torno dos 30 anos. Isso faz o cabelo parecer mais fino e tornar-se mais sujeito a danos e quebra.
CABELOS DA MULHER X CABELOS DO HOMEM
Os
cabelos de mulheres e homens são substancialmente iguais, tanto química
quanto biologicamente possuem os mesmos componentes. O que os
diferencia é a frequência e a velocidade de crescimento, assim como o
padrão de perda dos fios, que em homens é muito mais acelerado pela
quantidade do hormônio testosterona.
“Em
homens, o envelhecimento dos cabelos é mais perceptível, tanto pela
perda de cabelos quanto pelo padrão em que a queda se dá, gerando a
calvície. Essa diminuição de fios se deve principalmente à presença
elevada de testosterona em homens. A perda de cabelo, chamada Alopecia
Aereata, está presente em 50% a 80% dos homens caucasianos. De modo
geral, 30% dos homens a terão aos 30 anos de idade e 40%, aos 40 anos de
idade”, afirma Mauricio Graciano, diretor de Comunicação Científica da
P&G para a América Latina
Já
nas mulheres, a calvície é muito menos comum. “No início dos 30 anos,
há uma diminuição no metabolismo de mulheres, provocando afinamento da
fibra capilar e uma desaceleração na velocidade de crescimento do
cabelo, o que se manifesta como uma redução na densidade capilar (número
de fios por unidade de área). A partir dos 30 anos de idade, em média,
começa uma diminuição, gradual e progressiva, do diâmetro do cabelo.
Esta é talvez a principal diferença entre homens e mulheres: nas
mulheres, os cabelos afinam, enquanto nos homens acontece a perda total
dos fios”, finaliza Graciano.
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Marca
da P&G, Pantene está há mais de 60 anos no mercado cosmético
investindo em ciência e tecnologia para o cuidado diário com os cabelos.
Em janeiro de 2013, Pantene reformulou a linha Pantene Pro-V, com
fórmula avançada e sete vezes mais eficaz*, que repara** melhor que a
marca líder profissional usada em salão. Elaborada especialmente para as
brasileiras, a linha conta com produtos variados de tratamento dos fios
criados para atender a todas as necessidades das mulheres, desde
cuidados diários até tratamentos pós-química. Já Pantene Expert
Collection, uma linha premium da marca no varejo, satisfaz as
necessidades mais complexas do cabelo com as duas coleções: AgeDefy –
que, além de rejuvenescer os fios, devolve volume ao cabelo equivalente
à adição de 6.500 fios*** em apenas 14 dias de tratamento – e a linha
Advanced Keratin Repair – com tecnologia única e fórmula avançada, que
restaura a suavidade dos cabelos extremamente danificados, recuperando
dois anos de danos instantaneamente****.
* Dano mecânico. Usando Sistema Pantene vs. shampoo sem ingredientes condicionantes.
** Dano à suavidade medido em cabelo seco usando sistema Pantene Restauração.
Fonte:
Euromonitor International Ltd; Beleza e Cuidado Pessoal 2011: de acordo
com a definição de Salão (que exclui produtos de uso interno)
classificado por marca global, vendas em valor, 2011.
*** Versus cabelo não tratado, pode variar de acordo com as características de cada mulher.
****Danos à suavidade.
Pantene Institute
O
Pantene Institute é uma aliança global que promove a colaboração entre
cientistas da P&G e especialistas em saúde, com o objetivo de
desenvolver tecnologias inovadoras para promover a saúde e o cuidado dos
cabelos. O Instituto estimula a sinergia e a colaboração entre esses
experts para alcançar uma compreensão ainda mais profunda sobre a saúde
dos cabelos, visando ao desenvolvimento de tecnologias e produtos que
ofereçam benefício superior.
Sobre a P&G
A
P&G serve aproximadamente 4,6 bilhões de pessoas ao redor do mundo
com seu portfólio de marcas renomadas e de qualidade superior. As
marcas líderes da companhia incluem Pampers®, Ariel®, Always®,
Pantene®, Mach3®, Downy®, Iams®, Oral-B®, Duracell®, Olay®, Head &
Shoulders®, Wella®, Gillette®, Fusion®, Ace®, Febreze® e Vick®. A
P&G possui operações em aproximadamente 75 países ao redor do
mundo. Para mais informações sobre a P&G e suas marcas, acesse o
site http://www.pg.com/pt_BR/.
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