Páginas

15 outubro 2015

Cuidados com o corpo durante a gravidez



A dermatologista Drª. Daniela Pimentel dá algumas dicas de como a mulher pode se cuidar durante o período que estiver grávida

São Paulo, outubro de 2015 - Estar grávida é considerado para a maioria das mulheres como um momento único e muito especial. Mas junto com a felicidade de ser mãe, começam a aparecer as dúvidas. Quando o assunto é beleza, isso não é diferente. “O que fazer para evitar o aparecimento de estrias? Posso continuar pintando o meu cabelo? E as unhas? Quais os tratamentos cosméticos são permitidos fazer nesse momento, sem que isso prejudique a gravidez e o bebê? ”. Essas e outras perguntas são muito comuns.

Durante a gravidez, muitas mudanças hormonais acontecem no corpo da mulher, e alguns tratamentos antes realizados sem nenhum problema, passam a ser um risco para a gestação e a saúde do bebê, como por exemplo, pintar os cabelos. Há várias substâncias contidas em tinturas que não são seguras, principalmente nos seis primeiros meses de gestação. Por isso é importante evita-las nas primeiras 16 semanas, após esse período, a mulher está liberada para pintar o cabelo, contanto que escolha produtos sem amônia e nem chumbo.

No caso do corpo, a dermatologista Drª. Daniela Pimentel diz que “para evitar o surgimento de estrias, o mais recomendado é a hidratação desde os primeiros meses, com o uso de formulações hidratantes que contenham: ceramidas, pantenol, glicerina, manteiga de karité, óleos (semente de uva, amêndoas), aquaporinas, polipeptídeos botânicos e silicone”. Ela explica que “Esses ingredientes, além de auxiliar na hidratação, também ajudam a aumentar a elasticidade da pele”. E complementa “hidratantes que contenham ureia devem ser dispensados”.

Tratamentos estéticos estão contra indicados na gestação pois não existem estudos científicos provando a segurança de seu uso neste período. No entanto, a drenagem linfática auxilia na circulação e evita edemas, melhorando o conforto da gestante.

As mamas também merecem atenção. As aréolas devem ser preparadas para a amamentação ao final da gestação, expondo-as a luz solar por pelo menos dez minutos ao dia, antes das 10h e depois das 16h. Isso as deixa mais resistentes e menos susceptíveis às rachaduras. Uma dica importante também é não usar hidratantes nos mamilos.

Com as unhas, o indicado é utilizar os esmaltes hipoalergênicos. Ter o próprio kit para fazer as unhas ajuda a evitar infecções perigosas, mas essa dica serve para todas as mulheres, não só as grávidas.

Dra. Daniela Schmidt Pimentel (CRM-SP 112.165)
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro com Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade de Santo Amaro e -Residência Médica em Dermatologia pela Universidade de Santo Amaro - Serviço Dr. Luís Carlos Cucé, possui Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), médica assistente e colaboradora do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. A especialista também integra o corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e da Clínica Ephesus, em São Paulo.

Clínica Ephesus
Av Macuco, 726 
Moema

0 comentários:

Postar um comentário

Meninas não saiam sem deixar sua opinião.
vou adorar saber sua opinião.
bjuss

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »