Páginas

29 maio 2012

Alimentação saudável ajuda proteger a pele no inverno

Todos sabem que a pele sofre com as alterações de temperatura, principalmente nos dias frios de inverno. Por isso, nada melhor do que apostar em uma boa hidratação e uma alimentação saudável pode auxiliar e muito na hidratação da pele para enfrentar o frio e a pele ressecada.



É fundamental a ingestão de legumes, hortaliças e frutas, fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a framboesa, a laranja, a mexerica, o limão, a cereja entre outras e vegetais, como o brócolis, o repolho, a cenoura entre outros são exemplos de alimentos para a estação. A escolha se dá pela riqueza de antioxidantes destes alimentos, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento.

soja é outro importante alimento a ser incluído na dieta para auxiliar na hidratação da pele. “A pele possui receptores para as isoflavonas, substâncias presentes na soja que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Além da soja, as castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, são importantes aliadas para manter a pele saudável e bonita.”
Não menos importante está a ingestão de muita água durante a estação mais fria do ano. “No inverno as pessoas acabam deixando de beber água e isso prejudica a hidratação da pele. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica.
 
Óleos de peixe e de prímula também são indicados como coadjuvantes no cuidado da pele, pois possuem ação anti-inflamatória. “O óleo de peixe, mais conhecido como ômega 3 tem efeitos benéficos e comprovados no tratamento de doenças inflamatórias da pele. Já o óleo de prímula possui ácido graxo poliinsaturado que é envolvido diretamente na síntese de ceramidas da pele, isto é, na produção de lipídeos responsáveis por manter a pele hidratada, íntegra e protegida.

Por não serem produzidos naturalmente pelo organismo, os ácidos graxos poliinsaturados precisam ser ingeridos pela alimentação diária. Por isso, os peixes como o atum, o salmão e a sardinha não devem faltar na dieta.

Outra dica da médica para manter uma pele viçosa no inverno é evitar alimentos gordurosos, industrializados e de alto índice glicêmico. Reduzir ou mesmo evitar também o consumo de açúcar é aconselhável, pois seu efeito nocivo sobre o sistema digestivo piora a oleosidade cutânea.

“É muito comum aumentarmos o consumo desses tipos de alimento no inverno. O chocolate, por exemplo, principalmente o branco e o ao leite contém açucares, gordura e leite em grandes quantidades, podendo favorecer o aumento da oleosidade da pele, e consequentemente o aparecimento de cravos e espinhas.

2 comentários:

Bih Ramos disse...

Hurul adorei!!

comer bem tem que ser um hábito e ajuda em tudooo inverno ou verão hahahah!! Mas saber escolher o melhor é otimo !!

http://ideiasdeartista.blogspot.com.br/

beijoo!!

Teia Mulher disse...

Olá.
Seu blog é muito legal,tem muito assunto interessante para a mulherada.
Até mais.

Postar um comentário

Meninas não saiam sem deixar sua opinião.
vou adorar saber sua opinião.
bjuss

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »