Levantamento realizado pelo Ibope identifica os
principais comportamentos associados à higiene íntima
Embora a higiene íntima seja um tema que tem aparecido com mais frequência nas conversas entre mulheres e nos consultórios médicos, o assunto ainda envolve diversas dúvidas e tabus. Muitas mulheres desconhecem a importância dos hábitos simples para a saúde íntima. Esse cenário foi mostrado em estudo1 solicitado por Dermacyd®, líder da categoria de higiene íntima, à Conecta – empresa do Grupo Ibope.
Das mulheres entrevistadas nas capitais brasileiras, 42% disseram nunca dormir sem calcinha, 41% dormem às vezes e apenas 17% afirmam ter esse hábito. “Já sabíamos que apenas 15%2 das brasileiras usam sabonete líquido íntimo, mas nos surpreendemos com o fato de muitas delas não terem o hábito de dormir sem calcinha, uma atitude simples que faz diferença para a saúde íntima”, explica Deborah Goldkorn, gerente da marca Dermacyd® da Sanofi.
De acordo com os dados, 19% das brasileiras consideram dormir sem calcinha ruim para a região íntima ou um hábito não higiênico, reforçando a confusão em torno do assunto. Ao mesmo tempo, 86% passariam a dormir sem calcinha ou aumentariam a frequência dessa atitude, se soubessem que isso é bom para a região íntima. “A pesquisa mostrou também que 49% delas passariam a ter o costume, se recebessem informações relevantes e confiáveis; 36% se recebessem orientação médica, e 13%, se o(a) parceiro(a) incentivasse esse hábito. Por isso a importância de ampliarmos a discussão sobre o assunto entre as consumidoras, médicos e familiares”, acrescenta a gerente.
Das mulheres que afirmam dormir sem calcinha, 37% consideram que é um hábito saudável, 10% receberam alguma recomendação médica para isso e 22% se sentem mais leves e frescas com essa atitude. Sobre a relação desse costume com a vida sexual das mulheres, 35% afirmaram que nunca há essa interferência e 46% disseram que, às vezes, acontece.
Hábitos para dormir
A pesquisa revelou ainda que 84% das entrevistadas tomam banho antes de dormir. Das mulheres que dormem sem tomar banho, 32% não acham necessário realizar qualquer higienização antes de se deitar e só 23% realizam a limpeza com ducha de água e sabonete líquido íntimo, que é o mais indicado pelos médicos.
“Vemos que há um longo trabalho de conscientização, uma vez que 16% delas usam papel higiênico para essa função e 9% o fazem com água e sabonete normal ou bactericida. O papel pode deixar resíduos na vulva, os sabonetes normais podem prejudicar a camada ácida natural da região e os bactericidas podem deixá-la suscetível a microrganismos e outras substâncias nocivas ao organismo”, explica o Dr. Paulo Giraldo, ginecologista obstetra, especialista em higiene íntima, professor titular de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e vice-presidente da Comissão de Doenças Infectocontagiosas da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
Outro dado interessante é sobre a relação entre a escolha das calcinhas e a saúde: 70% pensam em conforto ao escolher essa peça; 10%, em beleza e somente 18% relacionam a opção com a saúde da região íntima.
#DurmoSemCalcinha
Nesse cenário, Dermacyd® deu mais um passo em seu trabalho de conscientização das mulheres sobre a importância do cuidado com a região íntima. A marca lançou recentemente a campanha #DurmoSemCalcinha, com uma abordagem divertida para incentivar as mulheres a adotarem cuidados simples, como dormir sem calcinha e usar sabonete íntimo, que fazem diferença na saúde íntima. A novidade faz parte do Movimento pela Saúde Íntima da Mulher (SIM), lançado pela marca em 2012.
“Naquele ano, o Movimento SIM viajou pelo Brasil com a Clínica Móvel Dermacyd®, visitando várias cidades, levando orientações e atendimento médico. Agora, queremos gerar ainda mais informação e conhecimento, de forma leve e descontraída, sem deixar de lado a seriedade. Dermacyd é um aliado das mulheres no cuidado diário com a saúde íntima”, destaca Deborah Goldkorn.
A campanha #DurmoSemCalcinha tem continuidade na página da marca no Facebook, com informações e quizz para as mulheres testarem seu conhecimento sobre o assunto, identificarem o que é mito e o que é verdade, além de receberem dicas de higiene íntima para ajudar no cotidiano agitado.
Referências
1 Pesquisa realizada pelo Conecta, empresa do Grupo Ibope, em julho de 2013, com mulheres de 20 a 45 anos, amostra nacional nas capitais do país.
2 Kantar World Panel.
Sobre a Sanofi
A Sanofi é líder global e integrado em saúde. No Brasil desde o final dos anos 50, está entre os líderes do mercado farmacêutico brasileiro e gera no País 5.100 empregos diretos. A subsidiária brasileira é constituída por cinco empresas:
· Sanofi Farma: a maior operação do Grupo no País, dispõe de um portfólio de cerca de 150 produtos, entre medicamentos de prescrição e conhecidas marcas OTC de sua divisão Consumer Health Care.
· Medley: com um portfólio de cerca de 200 produtos, é líder do mercado brasileiro de genéricos e um player importante no mercado de similares.
· Sanofi Pasteur: é um dos líderes do mercado brasileiro de vacinas, com uma linha diversificada de mais de 20 vacinas.
· Genzyme: adquirida em 2011, é especializada no desenvolvimento de terapias para doenças raras e esclerose múltipla.
· Merial: está entre as líderes do mercado brasileiro de saúde e bem-estar animal.
1 comentários:
Difícil encontrar pessoas abordando esse assunto, de tal importância para nós.
Li do começo ao fim. E pretendo seguir arrisca.
Beijokas
http://tudooqueelasgostam.blogspot.com.br/
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vou adorar saber sua opinião.
bjuss