Páginas

11 junho 2012

Benefícios da alcachofra para a saúde

Foi se o tempo em que a alcachofra estava presente apenas nas mesas de nobres e reis do Império Romano. Atualmente, está ao nosso alcance em feiras livres, supermercados, plantada em casa, ou em farmácias (extratos ,cápsulas, ampolas ou xaropes ).


Fitoterautas garantem que ela ajuda a regularizar o colesterol, a glicemia e o seu uso é indicado para os diabéticos. Como ingerimos apenas a parte carnuda das pétalas, curtindo o sabor amargo que estimula as secreções digestivas, afirmam que consumimos vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro.


É unânime: saboreie a alcachofra no dia de sua compra. No estado mais fresco possível e com todo o potencial de suas qualidades preservado. Se tiver de esperar o preparo, o tempo máximo deve ser de cinco a sete dias. Borrife a alcachofra com água, acondicione num saco plástico bem fechado e guarde naquela gaveta da geladeira destinada aos legumes. Dica saudável e econômica: de agosto a novembro é época de colheita da alcachofra. Você poderá escolher frutas com ótima qualidade e pesquisar preços.

O preparo da alcachofra é bastante simples. No entanto, pequenos cuidados devem ser observados. Lave bem as alcachofras com água corrente. Deixe as frutas de molho em água, sal, gotas de limão ou vinagre, para evitar que escureçam. O mesmo limão ou vinagre você vai adicionar na água para cozinhar a fruta: para não escurecer e perder qualidades. Tempo médio de cozimento: 20 minutos. Quer saber se tudo bem, basta soltar algumas pétalas. Se não houver resistência, sucesso!


Use panelas esmaltadas ou de aço inoxidável; as de alumínio escurecem a alcachofra. No cozimento, coloque o suficiente para cobrir a metade da alcachofra. A seguir, pequenos e rápidos prazeres. Afinal, dela consumimos apenas a parte carnuda das “pétalas”. Experimente comê-la temperada com molho do seu gosto ou azeite extra virgem. Ou alcachofra como tempero de pizza de macarrão ou de lasanha.

0 comentários:

Postar um comentário

Meninas não saiam sem deixar sua opinião.
vou adorar saber sua opinião.
bjuss

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »