Páginas

30 março 2012

Dieta: chocolate faz bem para a saúde

A Páscoa está chegando e já é possível encontrar nos corredores dos supermercados infinitas opções de ovos, bombons, trufas e colomba pascal. Com isso, muito se ouve sobre os possíveis males que o chocolate pode causar à saúde. Porém, a verdade é que, apesar do aparente alto valor calórico presente no doce feito do cacau, são inúmeros os benefícios que essa tentação pode proporcionar.


Além de rico em vitaminas A, B, C, D, magnésio, manganês, potássio, sódio, ferro, flúor e fósforo, o chocolate apresenta as seguintes substâncias:


Teobromina: estimula o cérebro
• Fenilalanina: “hormônio da paixão” – prazer e euforia
• Tiramina: estimula os neurônios
• Cafeína: libera neurotransmissores cerebrais
• Flavonoides: propriedades antioxidantes
• Metilxantina: estimula o sistema nervoso central – prazer


Mais que uma simples sobremesa, o chocolate oferece inúmeras propriedades: acalma a TPM, age como antidepressivo transitório, diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom), diminui o risco de doenças cardíacas e ainda atua como antioxidante e antienvelhecimento.
Amargo, meio amargo, branco, ao leite ou diet. São vários os tipos de chocolate encontrados nas prateleiras dos supermercados e docerias. Na hora de escolher, opte por amargo ou preto, que são ricos em cobre, substância responsável por afastar doenças cardiovasculares. O amargo apresenta maior porcentagem de antioxidantes já que contém mais massa de cacau.

O chocolate branco não contém massa de cacau em sua fórmula, apenas manteiga de cacau, açúcar e leite, por isso não traz tantos benefícios como os demais e não é indicado para quem tem problemas vasculares ou diabetes e, até mesmo, para quem está de dieta. Já o meio amargo caracteriza-se por não levar leite em sua composição.


A versão ao leite é rica em vitamina B, proteínas e cálcio. É composto por massa de cacau, manteiga de cacau, leite em pó e açúcar. Há também o chocolate diet com sacarina sódica.

O ideal é ingerir em torno de 50g por dia ou um pedaço pequeno. Se consumido com moderação e acompanhado de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, o chocolate pode passar de vilão a herói do bom humor, de uma vida saudável e cheia de prazeres.

1 comentários:

Pri disse...

Ai que bom saber que o chocolate faz bem hehehe.. gostei do post =)

Postar um comentário

Meninas não saiam sem deixar sua opinião.
vou adorar saber sua opinião.
bjuss

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »